A luta constitui-se como uma das mais antigas manifestações das mais variadas culturas, podendo estar vinculada a guerra, auto-defesa, exercício físico, jogo ou como ação ritualística. No ocidente, foram os gregos que oficializaram os combates entre indivíduos como uma espécie de diversão píblica. Na Idade Média destacam-se a preparação em técnicas de lutas dos cavaleiros envolvidos nas cruzadas e até mesmo a realização de torneios, e no caso do ocidente e a presença dos samurais no Japão feudal, com um estrito código de conduta e preparação militar. A grande admiração e prática das lutas nos diferentes povos tinham certamente utilitário bélico, mas no decorrer da história essa característica se perdeu quando o emprego de armas de fogo passou a decidir o resultado das guerras.Nos jogos Olímpicos de Atenas em 2004 foram disputadas boxe, judô, luta greco-romana,estilo livre e taekwondo e além desse aspecto esportivo, a presença das lutas/artes marciais é bastante evidente em filmes, desenhos e jogos e computadores.
A busca por serviços relacionados as atividades de lutas e artes marciais tem ocorrido no ambiente escolar, no ambiente não escolar e no esporte, e tem sido incorporado também no Ensino Superior nas áreas de Licenciatura e Bacharelado onde o graduando é levado normalmente a aprender um determinado tipo de habilidade escolhido.
Alguns movimentos convergem para a inserção das lutas na Educação Fìsica escolar e permitem experiências como cultura do movimento, disciplina, violência e os beneficios promovidos por este conteúdo.
Alguns autores definem a luta como um jogo de oposição entre duas ou mais pessoas havendo possibilidade de ataque a qualquer momento podendo assim haver controle do próprio corpo desenvolvimento de habilidades de equilibrio, coordenação motora e força.
Com base nas informações acima citadas podemos observar a importância das lutas e artes marciais no contexto social, cultural e motor, além de poder ser usada como abordagem de temas transversais como a violência, o ritual na pratica corporal e a alteridade de processos culturais. Podemos então utilizar as lutas, artes marciais e o esportes de combate como estratégia e de ensino para os mais variados temas e o próprio tema em si para alcance de todos.
Referência:
DEL’VECCHIO, F.B; FRANCHINI, E. Lutas, Artes Marciais e Esporte de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da
Educação Física. Formação Profissional em Educação Física: Estudos e Pesquisas,
p. 99-108. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D, 2006.
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